Japonês para todos

Finalmente tudo o que quiserem falar sobre o Japão está aqui
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Haiku - Mas que poemas tão girinhos...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Lekos

avatar

Mensagens : 198
Data de inscrição : 29/07/2010
Idade : 26

MensagemAssunto: Haiku - Mas que poemas tão girinhos...   Qui 19 Maio - 14:15

Bom, porque ando a ajudar a minha irmã com os Lusíadas (ahhhh adoro tanto) porque não fazer um post sobre uma forma única de fazer poesia?

Então Haiku é uma importante forma tradicional de poesia japonesa. É baseada numa filosofia zen budista de bravura e simplicidade e acredita-se ser originário do século 17 (portanto há testiculos e testiculos de anos atrás). Os Haikus estão feitos de maneira a captar a essência de uma experiência num formato pequeno. Os mais tradicionais muitas vezes mencionam temas da natureza, e têm um formato melancólico.

O nome Haiku veio de uma confusão sobre os termos japoneses de poesia. Hokku, significa "começo de verso", era geralmente o começo de uma longa linha de versos chamado de Haika. Como era considerado uma forma de arte previligiada, os poetas compunham um hokku e paravam logo ali. O termo haiku foi formado em 1890 para denotar este novo tipo de poesia.



Os Haiku japoneses têm regras bem restritas, as que são feitas noutras línguas nem tanto, mas todas seguem o mesmo padrão.

Contrução: O forma consiste em três frases, cada uma contendo cinco, sete e cinco silabas.

Corte: Esta é uma importante parte da técnica de haiku e é a divisão do poema em duas partes. Cada parte, apesar de serem um pouco independentes, é feito para melhorar a outra. Quando o corte é feito em Português, é realizado ao terminar a primeira ou segunda linha com uma elipse ou com um longo traço.

Tema sazonal: Cada haiku deve conter uma palavra sazonal, chamado de kigo. Um kigo diz ao leitor que tipo de estação o poema está inserido. As flores de cerejeira denotam a primavera, os mosquitos são usados para o Verão e a neve significa Inverno.

Assunto: Os Haikus não sao complicados. Muitas vezes descrevem temas do dia-a-dia e tentam dar ás pessoas um novo olhar sobre assuntos comuns

Finalmente tenho que vos dizer que quem quer ler GRANDES Haikus tem obrigatoriamente que ver os trabalhos dos 4 mestres de Haiku no Japão: Issa, Basho, Buson, e Shiki.

Como eu quero vos inspirar aqui fica um Haiku feito por mim:

O mar que sobe a Primavera
E, caindo, levantando-se
E caindo durante todo o dia.

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Haiku - Mas que poemas tão girinhos...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Japonês para todos :: Cultura no Japão :: Curiosidades culturais-
Ir para: