Japonês para todos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Japonês para todos

Finalmente tudo o que quiserem falar sobre o Japão está aqui
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Haiku - Mas que poemas tão girinhos...

Ir para baixo 
AutorMensagem
Lekos

Lekos


Mensagens : 198
Data de inscrição : 29/07/2010
Idade : 32

Haiku - Mas que poemas tão girinhos... Empty
MensagemAssunto: Haiku - Mas que poemas tão girinhos...   Haiku - Mas que poemas tão girinhos... EmptyQui 19 maio - 14:15

Bom, porque ando a ajudar a minha irmã com os Lusíadas (ahhhh adoro tanto) porque não fazer um post sobre uma forma única de fazer poesia?

Então Haiku é uma importante forma tradicional de poesia japonesa. É baseada numa filosofia zen budista de bravura e simplicidade e acredita-se ser originário do século 17 (portanto há testiculos e testiculos de anos atrás). Os Haikus estão feitos de maneira a captar a essência de uma experiência num formato pequeno. Os mais tradicionais muitas vezes mencionam temas da natureza, e têm um formato melancólico.

O nome Haiku veio de uma confusão sobre os termos japoneses de poesia. Hokku, significa "começo de verso", era geralmente o começo de uma longa linha de versos chamado de Haika. Como era considerado uma forma de arte previligiada, os poetas compunham um hokku e paravam logo ali. O termo haiku foi formado em 1890 para denotar este novo tipo de poesia.

Haiku - Mas que poemas tão girinhos... Maitreya_haiku

Os Haiku japoneses têm regras bem restritas, as que são feitas noutras línguas nem tanto, mas todas seguem o mesmo padrão.

Contrução: O forma consiste em três frases, cada uma contendo cinco, sete e cinco silabas.

Corte: Esta é uma importante parte da técnica de haiku e é a divisão do poema em duas partes. Cada parte, apesar de serem um pouco independentes, é feito para melhorar a outra. Quando o corte é feito em Português, é realizado ao terminar a primeira ou segunda linha com uma elipse ou com um longo traço.

Tema sazonal: Cada haiku deve conter uma palavra sazonal, chamado de kigo. Um kigo diz ao leitor que tipo de estação o poema está inserido. As flores de cerejeira denotam a primavera, os mosquitos são usados para o Verão e a neve significa Inverno.

Assunto: Os Haikus não sao complicados. Muitas vezes descrevem temas do dia-a-dia e tentam dar ás pessoas um novo olhar sobre assuntos comuns

Finalmente tenho que vos dizer que quem quer ler GRANDES Haikus tem obrigatoriamente que ver os trabalhos dos 4 mestres de Haiku no Japão: Issa, Basho, Buson, e Shiki.

Como eu quero vos inspirar aqui fica um Haiku feito por mim:

O mar que sobe a Primavera
E, caindo, levantando-se
E caindo durante todo o dia.

Ir para o topo Ir para baixo
 
Haiku - Mas que poemas tão girinhos...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Japonês para todos :: Cultura no Japão :: Curiosidades culturais-
Ir para: