Japonês para todos

Finalmente tudo o que quiserem falar sobre o Japão está aqui
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 A importância do Natal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Lekos

avatar

Mensagens : 198
Data de inscrição : 29/07/2010
Idade : 26

MensagemAssunto: A importância do Natal   Qui 23 Dez - 9:50

Como a maior parte da população japonesa é budista ou xintoísta, o natal japonês não possui significado religioso, sendo apenas uma data para confraternização entre familiares, namorados e amigos.



O aniversário do imperador japonês é comemorado no dia 23 de Dezembro. E por ser aniversário do Imperador, essa data é considerada feriado nacional.
Como o único feriado próximo ao Natal é o aniversário do imperador, o dia 24 e 25 de Dezembro são dias de trabalho como outro qualquer.
Ao contrário dos portugueses, que comemoram o natal comendo peru, polvo, bacalhau e muito vinho, o jantar do natal japonês é caracterizado por um belo, crocante e temperado frango assado.

O significado do Natal para os japoneses

Durante a década de 80, o Natal Japonês passou a ser associado a uma festa para namorados. Sendo assim, o natal era comemorado pelos amantes orientais de um modo completamente luxuoso, com jantar em restaurantes caros, troca de presentes, passar a noite num hotel de alto nível e muito champanhe para acompanhar a festa.

O objectivo de tanta coisa era simplesmente impressionar a companheira, nem que isso custasse o equivalente ao mês inteiro de trabalho do desgraçado.

Actualmente, com a crise e outros factores agregados, as coisas mudaram um pouco. O natal agora passou a ser sinónimo de festa familiar e confraternização entre amigos. Dessa forma, o natal japonês passou a ser caracterizado por várias festas residenciais, onde se reunem algumas poucas pessoas para troca de presentes, brincar no karaoke e divertirem-se um pouco.

Em festas assim, a decoração natalina é feita pelos próprios participantes da festa ou pelos donos da casa, transformando-se numa festa mais simples e informal, mas sem deixar de demonstrar o carinho e dedicação aos companheiros de todos os dias.



E o Pai Natal?
Pai Natal em japonês pode ser chamado tanto de サンタさん quanto de サンタクロース. Além disso, muitas crianças japonesas dizem acreditar na existência do Pai Natal, mesmo que ele não tenha olhos rasgados Smile.

Outro costume interessante é o de deixar presentes ao lado das camas das crianças durante a noite do dia 24 de Dezembro, que em muitos casos possuem meias natalinas decoradas. Se vocês estavam a pensar que os presentes ficavam em baixo da árvore de natal, engananaram-se. Apesar da decoração das árvores de natal ser algo comum, não é costume dos japoneses deixarem os presentes debaixo delas.

Também já ouvi falar de duas lendas curiosas sobre uma versão japonesa do Pai Natal. Uma delas diz que o bom velhinho é um Rôbo gigante e a outra é que o "velho do saco" vem buscar as criancinhas que se comportam mal. Granda cena não?! Acredito que lendas desse tipo não são coisas muito comuns ou é apenas uma forma de manter as crianças quietas.

Para concluir, gostaria de desejar um grande feliz natal a todos que acompanham e participam no Japonês para Todos. Obrigado pelas visitas, críticas, sugestões e outras participações neste humilde forum/canal do youtube.

メリークリスマス!!!



Voltar ao Topo Ir em baixo
bruno5p



Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/01/2012

MensagemAssunto: Re: A importância do Natal   Ter 27 Mar - 8:05

O aniversário deste imperador ou de todos?
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
A importância do Natal
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Sorteio / Presentes de Natal - 2011/12
» Almoço Natal MTP 10/12/2011
» Moto CLube Faro - Desfile Pai Natal
» Imagens de Natal ♥
» Podcast Revolution #37 - Especial de Natal - Retrospectiva 2013

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Japonês para todos :: Cultura no Japão :: Curiosidades culturais-
Ir para: